sexta-feira, 8 de abril de 2016

Quer dicas para prestar o Exame da OAB, leia o texto.



Organize-se para dar início aos estudos com livros e doutrinas atualizadas, pois a FGV sempre está atualizadíssima aos conteúdos cobrados.
Essa expressão utilizada via midiática é utilizada por inúmeras reprovações assim divulgadas, juntando-se ao medo do bacharel traz um sentimento ilusório de que “nunca irei passar na prova da OAB”.
Digo isto, porque tive o mesmo sentimento quando iniciei meus estudos para tentar ser aprovado na OAB.
Desde que a aprovação na OAB sendo requisito para tornar-se um advogado, os alunos que ingressam no curso de direito, desde o início já tem em mente que terá de enfrentar ao final do curso (ou mesmo para aqueles que sentem a necessidade da experiência, prestando o referido concurso para aprovação na OAB já na 9ª fase do curso) a referida prova.
Por certa parte dos graduados em direito, sofrem de maneira antecipada sobre os assombrosos relatos de que “é difícil ou impossível de ser aprovado”, sofrendo antes mesmo de dar início aos estudos, mas a grande questão é, será que a prova da OAB é este “grande monstro”?
Não digo ser uma prova e uma etapa fácil de ser conquistada, mas não uma impossibilidade, como palavras ditas por meu irmão Heráclito Fernando Cavazotti, “todos nós nascemos da mesma forma, somos de carne e osso, temos a mesma capacidade de compreensão, só tem um porem, cada ser, sabe utilizar seu potencial e outros se escondem atrás de desculpas, ou seja, se “fulano” consegue por que você não irá conseguir”?
Existe uma grande vantagem a que irá prestar a prova da OAB, pois mesmo comparando á um Concurso Público, digo isto pelo grau de dificuldade, mas devemos ter em mente que não há a concorrência de vagas, se o aluno, estudante, atingir em primeira etapa a pontuação de 40 (quarenta) questões com acertos, será aprovado para próxima etapa, que deverá ter a nota mínima 06 (seis).
Por isso perguntem-se, “Por quais motivos eu chegaria ou não a aprovação na OAB? Uns dizem por não terem inteligência suficiente, outros pela total ausência de sorte, eu já acredito em empenho.
Empenho por quais situações, muitas pessoas são aprovadas mesmo antes do término do curso de direito, ou seja, prestam o a prova já na 9ª (nona) fase do curso, outras já deixam para depois de formados (bacharéis); mas digo que todos nós temos a mesma capacidade de serem aprovados, pois aqueles que chegaram a seus objetivos (a aprovação) tiveram certa vantagem em tentarem e não simplesmente utilizarem de escusas que é difícil e nunca vou passar, por isso não vou fazer, coloque em mente NUNCA DESISTIR!
A maior dica que pode ser repassada aos estudantes ou bacharéis em direito, é acima de tudo ter um foco nos estudos mas dentro das exigências que o exame da ordem solicita, não baseie-se como seu amigo estuda, busque a sua melhor forma de estudo.
Trate a prova da OAB apenas como um teste a ser resolvido como outros já solucionados por você durante todos os anos de curso da Faculdade, não há transforme em um “monstro”.
Tenha em mente que se outras pessoas conseguem passar, e consequentemente você será aprovado, tenha objetivo, disciplina nos estudos que no dia da aplicação da prova da OAB sentirá grande conforto e menos sentimento de nervosismo, pois se você estudou as disciplinas da maneira correta será aprovado.
Para obter o sucesso na aprovação da OAB, não será tarefa tão simples como abri alguns livros, lê-los, pois assim tornará alem de chato, não conseguirá absorver o conteúdo correto para prestar o exame.
Primeiramente você deve preparar um planejamento de estudo, sim, planejar, pois hoje as grandes empresas que se apresentam como vitoriosas certamente obtiveram planejamento para seu objetivo.
A maneira correta a iniciar seu planejamento de estudos é observar quando irá começar a estudar, ou seja, o tempo disponível até a data da prova da OAB para que se organize. Seguir sua trajetória para aprovação terá que medir o tempo de estudo, pois não pode haver aquela desculpa de “não tenho tempo”, pois se não há tempo para correr atrás de seu sonho, qual motivo que irá lhe motivar?
Então chega de desculpas, e se achar viável este método de estudo siga-o.
Organize-se para dar início aos estudos com livros e doutrinas atualizadas, pois a FGV sempre está atualizadissima aos conteúdos cobrados.
Seguidamente, você poderá observará que as matérias cobradas cada uma delas apresentam uma quantidade de questões, o que levará o início de seu estudo, pois certamente não terá todo tempo do mundo disponível para estudar todas as matérias cobradas no exame da OAB.
Busque se focar nas matérias que apresentam maior incidência de pontuação, como Ética e Legislação Profissional, que agrupa 12 questões, seguida de Direito Civil e Direito Constitucional que apresentam 07 questões de cada área específica, por diante Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Civil e Direito do Trabalho que cada qual incide 06 questões, já no grupo das 05 questões apresenta-se Direito Empresarial, Processo Penal e Processo do Trabalho, no grupo das 04 questões segue isolado o Direito Tributário, grupo das 03 questões vem o Direitos Humanos, e finalizando-se no grupo das 02 questões se apresentam o Direito Ambiental, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor e Direito Internacional.
A prova da OAB segue este padrão apresentado acima, podendo logicamente modificá-lo, o qual deverá antes de tudo o candidato ler atentamente o edital.
O que se pretende apresentar ao aluno e/ou candidato a prestar a “temerosa” PROVA DA OAB, que não se trata de extrema dificuldade, mas tudo necessita de empenho, disciplina e o mais importante a confiança em si, pois dificuldades e diversos obstáculos apareceram durante este percurso.
Motive-se constantemente, pois se deseja algo, não meça pelas dificuldades o percurso deste caminho, mas com sentimento no coração de que a vitória chegará.
Certamente não existem formulas mágicas que lhe garantirá o sucesso, mas a única receita que existe para se chegar onde sonha, é primeiramente acreditar em você mesmo, e que nasceu para fazer isto que se busca, e nada irá retirá-lo deste caminho.
Se tem um objetivo, não desista, mas persista, não deixe que outras pessoas que não tenham esta fome de vencer lhe retirar a sua, mas acima de tudo, tenha fé pois esta move montanhas.
Jackson Jades Cavazotti.

Nenhum comentário: